quinta-feira, 27 de outubro de 2011

DORES NA COLUNA

Nos dias de hoje a dor nas costas, é uma das queixas mais comuns da população, a Organização Mundial de Saúde estima que aproximadamente 80% dos adultos sofrerão pelo menos uma crise aguda de dor nas costas durante sua vida e que 90% dessas pessoas apresentarão mais de um episódio.
A dor nas costas é um dos sintomas mais comuns nos consultórios médicos, sendo comum que os pacientes apresentem reações que envolvem fatores físicos e emocionais.
A dor na coluna pode vir de músculos, nervos, ossos, articulações ou outras estruturas na coluna vertebral. A dor pode ser constante ou esporádica, restrita a um local ou irradiar para outras áreas. A dor pode ser sentida no pescoço podendo irradiar para os braços, na coluna superior ou na região lombar podendo irradiar para as pernas.
A maioria das pessoas sente dor inicialmente na região lombar, que pode piorar quando se faz flexão das costas ou carrega pesos. Quando a dor na coluna dura mais de três meses ou quando a dor na perna for mais significativa do que nas costas e irradiar-se até abaixo do joelho, o problema costuma ser uma compressão do nervo, sendo necessário um diagnóstico mais específico.
Dores na coluna podem ser sintomas de alterações posturais, permanência na mesma posição por muito tempo com a postura errada, hérnia de disco, doenças reumáticas, fraturas nas vértebras, músculos atrofiados, osteoporose, desgaste das estruturas da coluna vertebral, envelhecimento, podendo ter como causa sobrecarga física, stress, obesidade, sedentarismo ou quedas.
Além das alterações neurológicas e biomecânicas, a dor crônica afeta psicologicamente o paciente, provocando depressão e ansiedade, sendo a principal causa de afastamento no trabalho e da vida social.
Dicas e Medidas Preventivas:
Ao sentar-se mantenha os dois pés apoiados, pois apoiar o peso do corpo somente em uma perna acaba comprometendo as articulações do joelho, quadril e coluna lombar;
Apóie as costas no encosto da cadeira;
Segure o telefone com a mão, ao invés de inclinar a cabeça e segurá-lo com o ombro;
Para levantar da cama fique deitado de lado, dobre as pernas e impulsione o corpo com a mão, ao mesmo tempo em que coloca as pernas para fora da cama;
Alongamentos, exercícios físicos e boa postura consistem em um componente essencial dos programas para tratamento de dor de coluna.

Recomendação Importante:
Dores recorrentes devem ser investigadas por um profissional da área, só o especialista pode indicar o melhor tratamento para cada situação. Não tome medicamento por conta própria, pois isso pode tornar seu problema mais sério se não for tratado corretamente no início.